Se encararmos o como um editor de texto como o Word, vamos encontrar algumas dificuldades em nos adaptar, por isso, o melhor mesmo é pensar: “Eu não quero um documento vulgar como os documentos Word, quero uma coisa profissional e para isso vou ter que trabalhar um pouco mais!”. Essa é a verdade, realmente acho que que o
dá um pouco mais de trabalho mas a qualidade do nosso trabalho, a despreocupação na formatação e a segurança de que o nosso documento vai ser visualizado de igual forma em qualquer lado, penso ser suficiente para nos darmos a esse trabalho extra.
Então, partindo já com a ideia de que o é diferente, vamos começar pelas diferenças do início.
Antes de começar a escrever o texto:
Existe um conjunto de coisas que temos de definir antes de começar a escrever o nosso texto, naquilo que se chama o Preâmbulo.
No Preâmbulo vamos definir
- o tipo de papel
- o tipo de documento
- módulos especiais a usar, no caso de um documento em português vamos precisar de especificar que queremos usar caracteres acentuados e que as palavras como Parte, Capítulo, etc, apareçam também em português.
De seguida fazemos a abertura, em que definimos (dependendo do tipo de documento):
- título
- autor
- data
Depois, damos início ao texto do documento com:
\begin{document}
Para que o insira os dados da abertura escrevemos o comando \maketitle.
e depois é escrever o nosso texto 🙂 .
Para encerrar o documento temos que escrever:
\end{document}
Exemplo:
%Para introduzirmos comentários colocamos um % e escrevemos o que quisermos pois a partir daí o compilador ignora o texto.
%Se quisermos obrigar à mudança de linha, colocamos \\.
%Preâmbulo
%Determina a classe do documento. Classes possíveis (há mais!): letter, article, book, report, slides.
\documentclass[a4paper]{article}
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%Packages(Módulos específicos)
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[portuguese]{babel}
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%Abertura
%Introdução do título.
\title{\LaTeX \\
https://aprendolatex.wordpress.com}
%Introdução do autor.
\author{Antero Neves}
%Definição da data
\date{11 de Março de 2007}
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
\begin{document}
%Gerar o título
\maketitle
\end{document}
Podem copiar esta estrutura para começar o vosso documento.
Para depois de escrito poderem ver o documento em pdf têm que compilar toda a informação, porque isso depende do programa que usam, devem fazer essa pesquisa vocês mesmos.
Em WinEdt carreguem em:
Em TeXnicCenter carreguem em:
Deixe uma Resposta