Porque há várias coisas que, embora não sendo obrigatórias para trabalhar no \LaTeX, são boa prática quando o fazemos, decidi abrir uma série dedicada a dicas que eu considero boas. Claro está que estas se vão encontrar espalhadas pelo blog e não todas juntas mas podem sempre visualizá-las em conjunto pela tag dicas.

Então, a minha primeira dica é a seguinte:

Quem já trabalhou com o \LaTeX e compilou um ficheiro decerto que verificou a existência de vários ficheiros com o mesmo nome mas diferentes extensões.

Para uma melhor organização em disco sugiro que antes de começarem o ficheiro criem uma pasta com o nome do documento ou outro que vos permita a fácil identificação do que está lá dentro.

Depois logo que começarem o vosso documento gravem-no (mesmo em branco) nesse directório. Assim mantém o vosso disco organizado e sem aquela confusão de ficheiros .tex, .log,…

Se por acaso o vosso documento tiver imagens podem também, dentro do directório que criaram em primeiro lugar, criar um subdirectório chamado imagens e lá colocar todas as imagens utilizadas.