Encontrei um sítio que se intitula The Font Catalogue (O catálogo de fontes do
). Como é óbvio, não vou copiar para aqui o conteúdo do sítio, mas, vou explicar como usar da forma que considero mais eficiente, a informação que lá encontramos.
O endereço é o seguinte:
http://www.tug.dk/FontCatalogue/
e encontramos lá a seguinte informação:
Agora escolhemos o tipo de fonte que queremos usar, para o exemplo vou escolher Calligraphical Fonts e de entre os subtipos que surgem depois, escolho Calligra:
Ao escolher o tipo de letra encontramos uma secção USAGE e outra STYLE EXAMPLES, estas duas secções são importantes porque podemos copiar o código que aí aparece para o nosso documento.
- A parte USAGE copiamos e colocamos no preâmbulo do documento (Antes do \begin{document} )
- A parte STYLE EXAMPLES, que é simplesmente um comando, colocamos no local onde queremos alterar o tipo de letra.
Código sem mudança de letra:
\documentclass[10pt,a4paper]{article}
\usepackage[portuguese]{babel}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{indentfirst}
\usepackage{boxedminipage}
\usepackage{float}
\usepackage{fancyhdr}
\fancyhead[R]{\thesection}
\pagestyle{fancy}
\title{Casos Notáveis}
\author{Antero C. P. Ferreira Neves}
\date{}
\begin{document}
\maketitle
\section{Contextualização}
\end{document}
Resultado:
Código com mudança de letra:
\documentclass[10pt,a4paper]{article}
\usepackage[portuguese]{babel}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{indentfirst}
\usepackage{boxedminipage}
\usepackage{float}
\usepackage{fancyhdr}\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage{calligra}
\fancyhead[R]{\thesection}
\pagestyle{fancy}
\title{Casos Notáveis}
\author{\calligra Antero C. P. Ferreira Neves}
\date{}
\begin{document}
\maketitle
\section{Contextualização}
\end{document}
Resultado:
Sempre que quisermos inserir alguma coisa com o tipo de letra calligra, temos que proceder do mesmo modo que acima: abrir chaveta { escrever o comando \calligra escrever o texto que queremos e fechar chaveta }, ou seja:
{\calligra este texto vai aparecer em modo caligrafado}
NOTA 1: Acho que nem todos os estilos de letra estão instalados, por isso, pode ser necessário colocar um ou outro ficheiro no directório onde está o documento .tex que se está a trabalhar.
NOTA 2: Pode ser que o que está na secção USAGE não seja exactamente o mesmo em todas as letras, mas o importante é que o código que está lá seja adicionado na parte do preâmbulo do ficheiro .tex.
Dezembro 31, 2008 at 3:11 pm
Cara, estou escrevendo um pequeno livro sobre o vim usando o latex e vez por outra topo com suas ótimas dicas, inclusive seu blog está listado nos favoritos do meu, só faltava assinar o RSS 🙂
Parabéns pelo excelente trabalho!
Dezembro 22, 2012 at 4:26 pm
Sr Antero, também existe outra maneira de modificar a fonte da letra para todo o documento ou quase todo, usando o XeLaTeX como compilador colocando o pacote \usepackage{fontspec} e usar como codificação para acentos o UTF-8. A versão do texmaker 3.5.2 tem a opção de compilação XeLaTeX + view pdf; a do Teknicenter não sei qual é versão não uso esse. O pacote fontspec só funciona com o XeLaTeX e codificação UTF-8. Também é necessário o comando \setmainfont{colocando aqui a fonte pretendida} no lugar onde se quer começar o tipo de letra, como é evidente as fontes têm que estar guardadas na pasta fonts da pasta do Miktek.
Foi algo que pesquisei e achei útil para colocar esta sugestão no seu Blog, para poder ajudar algumas pessoas caso queiram fazer o documento com outro tipo de letra no LaTeX.
Isto é só uma maneira de se fazer poderá haver, outras maneiras de se fazer. Espero ter ajudado a contribuir mais acerca do LaTeX.
Dezembro 22, 2012 at 4:35 pm
Obrigado pela sugestão 🙂 ainda nunca usei o XeLaTeX. No Winedt também já está disponível desde a versão 6 (quando fiz este post ainda não estava disponível a compilação em XeLaTex).
Dezembro 22, 2012 at 4:41 pm
Pois eu por acaso estou a usar o XelaTeX no texmaker para poder usar o pocote “fontspec”, nas versões anteriores acho que não tinham, apenas dava para fazer no TeXWorks(program que vem com o miktex).
O Winedt não o estou a usar.
Outubro 11, 2016 at 3:23 pm
infelizmente, após muitas tentativas, nada feito. Sempre o resultado da erro. Nunca consegui usar sequer uma dessas fontes “diferentes” da padrão.
Outubro 11, 2016 at 3:50 pm
Vivas João!
A sério que não funciona?? Diz aí qual é a fonte que queres usar para eu experimentar.