Na sequência de um comentário do Régis, a quem desde já agradeço, o próximo post aborda a produção de imagens para documentos \LaTeX.

De facto são vários os posts onde falo de imagens mas todos eles são sobre a importação para o documento e nenhum sobre como fazer as nossas próprias ilustrações e realmente é muito vulgar que se queira descrever uma qualquer situação graficamente e não existir nenhuma imagem que se adapte completamente a ela. Nesses casos temos que ser nós a fazer uma de raiz.

Uma forma é recorrer a código para fazer o que queremos… humm… embora eu até simpatize com a ideia de ter tudo sobre as nossas mãos, de programarmos cada detalhe da figura… a verdade é que o tempo de que dispomos para fazer essas imagens, a não ser que sejamos já mestres no assunto, não é compensado pelo resultado quando comparamos com imagens feitas em programas externos e depois importadas para o documento.

Para quem quer realmente estudar o código para desenhar, aconselho googlar as palavras: pstricks ou tikz. Talvez também devam dar uma olhadela às galerias de imagens que se encontram e ver como o que se consegue fazer é realmente um espectáculo!!!

Um manual de Tikz pode-se encontrar aqui, um de pstriks podem fazer download aqui. Com certeza que os encontraram se fizeram a pesquisa que indiquei anteriormente.

Mas… e há sempre um mas… se estivermos apertados de tempo, e quisermos uma coisa bem feita ou aceitável, a programação das figuras torna-se impraticável (ou quase), e então se não se gostar de programação aí as coisas podem chegar a ser desesperantes.

A sorte é que já alguém pensou nessas dificuldades e criou editores de imagem ou geradores de código (não sei bem como lhes chamar pois fazem as duas coisas) que são muito fáceis de usar. E com um bónus… são completamente grátis!

Um deles é o TpX que vai na sua versão 1.4. Foi o primeiro que encontrei e acho que é muito bom! Podemos criar as nossas imagens em pdf, jpg, png,… tem um senão, é que depois temos que cortar apenas a parte que queremos mas isso faz-se facilmente usando a ferramenta snapshot(a pequena máquina fotográfica) do adobe acrobat. O TpX tem o seguinte aspecto

Podem fazer download aqui mas aconselho vivamente a que visitam a página oficial deste software e que acompanhem a sua evolução em http://tpx.sourceforge.net/.

O outro software que uso para fazer desenhos para os meus documentos é o LaTeXDraw:

Que também é gratuito e podem descarregar aqui. E claro que dou o mesmo conselho: sigam o desenvolvimento deste programa na sua página oficial: http://latexdraw.sourceforge.net/index.html.

A grande vantagem deste segundo programa, no meu ponto de vista, é não requerer um determinado sistema operativo – é desenvolvido em Java – enquanto que o TpX requer Windows – no entanto há referências a uma tentativa de adaptação deste último a outros SO.

O LaTeXDraw é mais agradável à vista mas não cria imagens em pdf – trabalha com PStricks – e tem aquilo me parece (talvez seja eu a não saber trabalhar com o programa) uma enorme desvantagem que é a dificuldade em tratar o texto como \TeX. Se eu quiser introduzir uma equação no TpX, basta-me escrevê-la como escreveria no editor de \LaTeX e ao gerar a imagem (escolher DVI, PS ou PDF)

esta equação aparece toda “bonitinha”, com o LaTeXDraw não consigo fazer isso… como já disse, talvez não tenha investigado o software com o devido empenho🙂.

Outra grande vantagem que eu encontro no TpX é a possibilidade de copiar gráficos 2D criados no

Mathematica e editá-los conforme eu quiser pois o TpX trata todos os elementos do gráfico de forma independente (traçado da função, eixos, fundo, etc.).

Podem verificar isso mesmo na imagem ao lado.

Como trabalho com PDF, gero sempre a imagem usando o botão PDF, mas mesmo aqui podem usar diferentes formas para criar a tal imagem, e algumas são melhores que outras. Se carregarem na seta para baixo junto ao botão podem ver as diferentes opções e depois ver qual a que mais vos agrada.

No LaTeXDraw, a exportação da imagem é feita através do Export as que está no menu File.

Bom, não sei o que vos diga mais…🙂 experimentem, vejam com qual gostam mais de trabalhar e usem! Se tiverem alguma dificuldade coloquem as dúvidas em comentário que eu prometo tentar responder.