O comando pelo qual todos os documentos \LaTeX começam é:

\documentclass[opções]{classe}

As classes

No código presente no post anterior referi algumas classes de documentos.

Cada classe apresenta formatações diferentes e requisitos diferentes, por exemplo, para se escrever uma carta temos que dar ao programa informação sobre o remetente e o destinatário, só assim ele conseguirá formatar o documento, por outro lado não introduzimos numa carta capítulos, ou secções(sobre isto falaremos mais à frente).

Vou tentar explorar as classes à medida que este blog vai sendo construído e tentarei mostrar resultados de cada formatação, por agora vou usar a classe article para os exemplos.

article_layou

As opções

Já no que toca às opções, temos muitas que importa referir, outras terei que mencioná-las ao logo da história deste blog (que se espera longa). Essas opções são incluídas entre [ ] do modo seguinte:

\documentclass[11pt, a4paper]{article}

  1. Tamanho da letra – Em \LaTeX podemos escolher para tamanho standard de letra o tamanho 10pt, 11pt ou 12pt, se não mencionarmos nada o tamanho será definido a 10pt.
  2. Tipo de papel – Nesta opção podemos escolher a4paper, letterpaper, a5paper, b5paper, legalpaper, executivepaper.
  3. Orientação de página – Podemos também orientar a página (portrait ou landscape), se não especificarmos temos uma orientação vertical, se colocarmos landscape ficaremos com a orientação horizontal.
  4. Capa – Para que o documento crie uma capa, ou seja, depois do título passe para uma outra folha, usamos titlepage, se não quisermos que isso aconteça usamos notitlepage. Se não fizermos menção a isso, a classe do documento define-a automaticamente.
  5. Duas colunas – Se quisermos formatar o texto para duas colunas colocamos a opção twocolumn.
  6. Equações – Podemos alinhar as equações à esquerda em vez de ao centro (por definição), para isso usamos fleqn, já se quisermos a numeração dessas fórmulas do lado esquerdo em vez do direito podemos colocar a opção leqno.
  7. Impressão em dois lados – Para imprimir em dois lados ou apenas um pomos twoside ou oneside respectivamente. Mais uma vez esta opção, quando omitida, é definida pela classe do documento.
  8. Primeira página dos capítulos – Existe uma opção para forçar o documento a começar cada capítulo numa página do lado direito ou forçar a que isso não aconteça, os comandos respectivos são openright, openany.

Assim que encontrar mais opções voltarei ao assunto. Se conhecerem outras indiquem🙂 .

Até à próxima…