A minha relação com o \LaTeX começou no meu último ano da licenciatura em ensino de Matemática, aquando da escrita da minha monografia. Devo confessar que antes disso me haviam dito que deveria aprender a trabalhar com esta ferramenta, mas a falta de tempo associada à inercia fizeram com que adiasse a aprendizagem até ao limite.

Quanto me arrependo agora! Poderia ter poupado imensas irritações com o caro MS Word…

Desde essa altura (2005) que aprendo – e esqueço – coisas sobre o \LaTeX.

Agora, estou a frequentar o Mestrado em Ensino de Matemática, e como vou escrever a minha dissertação em \LaTeX, procuro saber mais sobre esta linguagem. Como já estou um pouco escaldado com os esquecimentos, decidi fazer um caderno de apontamentos onde colocar alguns procedimentos. Sabendo eu que há muitos que também querem aprender, resolvi transformar a ideia do caderno de apontamentos num blog que além de me ajudar, poderá ajudar também toda a comunidade, em especial aquela de língua portuguesa.

… … … … … … … …

Altura de acrescentar algo… já há um bom tempo que terminei o mestrado mas posso dizer que o \LaTeX continua a fazer parte da minha vida profissional. Para mim é, sem dúvida alguma, a ferramenta que produz os documentos com o aspecto mais profissional.

Não são raras as vezes que deixo de escrever aqui, mas isso deve-se ao facto de não aprender nada de novo… como digo no título do blog, aqui está o que vou aprendendo (e experimentando, acrescento agora), este blog não é uma forma de sustento.

Já agora, ajudem a causa que vos apresento na página principal de blog (basta abrir uma janela…)

Anúncios

2 Respostas to “Eu e o LaTeX”


  1. Caro Francisco, esse problema pode ser resolvido configurando adequadamente o Latex (MikTeX2.6 no caso).
    Vá em “MikTex Options” -> Language e desmarque todas as opções, deixando apenas: english, dumylang, nohyphenation, portuguese.
    Pronto, resolvido!! É só reiniciar o Editor e compilar o trabalho novamente.
    Att.
    Cristiano

  2. Walan Says:

    Sensacional esse blog! Tem ajudado muito. Parabéns!

Os comentários estão fechados.