aspas

Vejam como fazer em : https://youtu.be/01zU8CmEv3E

NOTA: outra forma no vídeo acima.

É usual num texto, científico ou não, aparecerem citações de autores consultados.

Citações simples

A forma mais simples para introduzirmos essas citações é fazê-lo no decorrer do texto colocando a citação entre aspas(“assim”) . Em \LaTeX não usamos o símbolo ” directamente mas sim dois acentos graves( ` ) para abrir a citação e dois apóstrofos – ou plicas se preferirem – ( ‘ ) para a encerrar.

Exemplo:

texto texto texto ``(acento grave, acento grave) citação citação citação ... citação''(plica, plica) texto texto

Blocos de citações

Mas muitas vezes queremos inserir uma citação maior e em destaque num outro parágrafo. Podemos seguir dois caminhos, o mesmo é dizer que temos dois ambientes para colocar citações, usar o ambiente quote ou quotation. As diferenças estão em termos estéticos e podemos escolher um ou outro dependendo da formatação que estamos a usar no nosso documento.

O uso é simples e similar ao uso de qualquer outro ambiente. Começamos com o tradicional \begin{ambiente} e acabamos com o igualmente tradicional \end{ambiente}, no meio colocamos o texto a citar.

Exemplo:

\begin{quote}
texto texto texto texto texto texto texto texto texto


texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
\end{quote}

A estrutura é exactamente o mesmo para o ambiente quotation.

Quando passamos do ambiente quote para o ambiente quotation temos as diferenças seguintes:

  • Desaparecimento do espaçamento entre os parágrafos;
  • Indentação dos parágrafos.

Experimentem😀

Epigrafes

Muitas vezes queremos colocar epigrafes no início do documento ou no início de capítulos e o \LaTeX tem um package que facilita a formação correcta desses parágrafos.

Começamos por colocar no preâmbulo a linha:

\usepackage{epigraph}

Depois no documento escrevemos:

\epigraph{texto}{referência}

em texto colocamos a frase citada e em referência o autor da mesma e se quisermos outras informações como o livro de onde foi retirada.

Uma vantagem é que podemos fazer formatações do texto inserido livremente, tais como alteração do tamanho de letra, colocar em negrito ou itálico, etc.