No seguimento de um comentário no post Alterar a numeração de páginas e etc, vou colocar aqui uma forma de alterar a numeração dos contadores, agora não estou a falar do número em si, mas da forma como é numerado cada contador.

A instrução, que pode ser colocada em qualquer ponto do texto para influenciar o documento dali para a frente, é a seguinte:

\renewcommand{contador a alterar}{nova configuração}

Em contador a alterar, podemos pôr um qualquer contador precedido por \the.

Exemplo: Para o contador chapter, colocamos \thechapter.

Os contadores que me recordo são chapter, section, subsection, subsubsection, page, equation, figure, table. (Mas há mais!!)

Podemos ter uma numeração alfabética maiúscula ou minúscula, arábica, romana maiúscula ou minúscula, tal como referido anteriormente neste post.

Assim, para responder ao comentário do Abdul, e numerar tabelas com A, B, …, a instrução completa é:

\renewcommand{\thetable}{\Alph{table}}

NOTA 1: Em \Alph{table} o table não tem \ .

O melhor deste comando é que não serve só para fazer este tipo de alterações, podemos alterar de uma forma muito mais profunda.

Exemplo: Suponhamos que queremos alterar de Tabela 1 para Tabela 1.A (onde 1 é o número da secção e A o “número” da tabela), colocamos:

\renewcommand{\thetable}{\thesection.\Alph{table}}

O comando acima faz com que o contador tabela passe a ser secção.tabela.

ATENÇÃO:

O que acontece é que depois de numerarmos assim as tabelas podemos querer que para cada secção a numeração volte ao início de forma a termos uma tabela 1.A e outra 2.A. Para isso introduzimos também esta instrução:

\numberwithin{table}{section}

Isto indica que o número da tabela está dependente do contador da secção.

NOTA 2: Para usar o comando \numberwithin é necessário acrescentar o pacote amsmath por isso não se esqueçam de acrescentar a linha:

\usepackage{amsmath}

ao preâmbulo do documento .tex.