Só agora me apercebi que nunca disse aqui como fazer uma tabela de conteúdos ou seja, um índice, no .
Mea culpa. Ainda por cima isto até é uma coisa bastante importante e foi dos primeiros factores que me levaram a gostar tanto de trabalhar com em , e explico porquê: eu sei que com o MS Word também é possível fazer um índice automaticamente (sei porque os céticos do
me dizem) mas o que é facto é que quando estou a trabalhar com o Word eu nunca faço nada como devia fazer, é muito facilitador, tanto que depois nunca sai nada de jeito!! Com o
não é assim. Temos que fazer tudo direitinho e depois, como o trabalho foi sendo feito ao longo do nosso texto, parece que é muito menos cansativo.
Mas vamos ao que interessa 🙂
Para que nos apareça uma tabela de conteúdos, apenas temos que escrever o seguinte comando onde queremos colocá-la:
\tableofcontents
Normalmente coloco-a logo a seguir ao título, autor e toda essa informação inicial, ou seja, a seguir ao comando \maketitle
.
NOTA: porque muitas vezes é necessário numerar alfanumericamente estas páginas, pode ser útil consultar o post: Alterar o tipo de numeração, e também, para controlar a numeração, ver: Alterar a númeração de páginas…
Exemplo:
\documentclass[a4paper,12pt]{report}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[portuguese]{babel}
\author{Antero Neves}
\title{Exemplo de Índice}
\date{\today}
\begin{document}
\maketitle
\tableofcontents
...texto...texto... com secções e subsecções, etc...
\end{document}
Dezembro 22, 2012 at 12:14 pm
Bom dia,
Estou a fazer uma tese em LateX em que o template que estou a usar é um report, ou seja, a classe do documento é um “report” tendo que ser esse mesmo. Ao compilar a tabela de conteúdos ou Índice aparece-me no índice o seguinte:
Conteúdos,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, i
Lista de Figuras……………..iii
Lista de Tabelas…………….v
(……) o resto são capítulos
o que queria saber era como posso retirar do índice “Conteúdos……. i “, pois acho que não faz sentido ter isso na tabela do Índice.
Dezembro 22, 2012 at 3:04 pm
[…] resposta a um comentário feito por Sérgio Martins aqui, resolvi fazer este post rápido e referir a existência de um package que pode ser muito […]
Julho 23, 2013 at 3:53 am
Estou com uma dúvida urgente. Quando crio o Sumário, o nome aparece em letras normais (Sumário), mas como a minha instituição tem normas próprias para trabalhos acadêmicos, preciso colocar todo em maiúsculo (SUMÁRIO). É possível fazer isso? Como se faz?
Obrigado! 😀
Julho 23, 2013 at 8:31 am
Use
\renewcommand\contentsname{SUMÁRIO}
no preâmbulo 🙂
Espero q tenha sido suficientemente rápido 😀
boa sorte
Julho 23, 2013 at 8:24 pm
Cara, no preâmbulo não tava rolando. Não mudava. Mas coloquei depois de \begin{document}, um pouco antes do \tableofcontents e deu certo. Muito obrigado mesmo! Vou citar você e o “aprendendolatex.wordpress.com” nos meu agradecimentos da monografia! HEHEHEHE
Valeu!
Julho 23, 2013 at 8:27 pm
xiii tens razão… era depois do \begin{document}… e eu testei isso! Devia ser do sono 😀
Fico contente por ajudar, estamos cá para isso mesmo!
Agosto 25, 2016 at 1:45 am
Cara, estou adorando seus vídeos. Benedito Freire
Agosto 25, 2016 at 5:16 am
Obrigado! 🙂
Abraço